Skip to content

Dores nas costas ao dormir

dores nas costas ao dormir

Hora de dormir é um momento de descanso para nossos corpos para que possamos nos recuperar no dia seguinte para atingir nossa capacidade máxima. Entretanto, muitas vezes em vez de descansar, acordamos mais cansados do que quando fomos para a cama. Isto pode ser devido a dores nas costas durante o sono.

O que são dores nas costas ao dormir?

Como o nome sugere, ele se refere a todas as condições que podem afetar nossas costas quando dormimos ou vamos para a cama em geral. É uma doença bastante comum e geralmente tem sua origem nos maus hábitos que algumas pessoas têm sem se dar conta.

Mais importante ainda, as dores nas costas podem afetar qualquer pessoa, independentemente da idade, saúde ou sexo. Além disso, pode afetar uma ou todas as partes das costas ao mesmo tempo e depende em grande parte da causa específica da dor.

Causa de dor nas costas ao deitar

dor nas costas ao deitar

As dores nas costas durante o sono são geralmente causadas por nosso colchão, seja porque ele está em mau estado ou porque não está adaptado à nossa coluna vertebral, ou por algum outro motivo. Normalmente causa dor na zona lombar por causa das posições estranhas que nos faz tomar.

A segunda coisa para verificar a dor durante o sono, especialmente se for dor no pescoço, é o travesseiro. O trabalho do travesseiro é apoiar sua cabeça e preencher o espaço entre seu ombro e sua cabeça. Se não o fizer efetivamente, então as vértebras de seu pescoço serão deslocadas e a dor começará.

A má postura dentro e fora da cama também deve ser considerada, pois inclinar a coluna vertebral em uma posição dorsal é uma ocorrência comum que pode afetar todo o dorso. Além disso, se você esforçar seus músculos ao se levantar, isto pode levar a dores agudas na parte inferior e média das costas.

Finalmente, dormir demais, já que muitas horas gastas deitado ou em uma posição podem danificar seriamente a coluna vertebral e causar entorpecimento.

Sintomas de dor nas costas noturna

O principal sintoma das dores nas costas durante o sono é a falta de sono e descanso. Seja acordar no meio da noite com dor ou ser incapaz de dormir devido ao desconforto quando a dor persiste, a falta de sono é a causa.

Então a falta de sono causa tensão nos músculos e articulações, o que aumenta ainda mais os níveis de estresse, assim a dor retorna mesmo quando você não está deitado, e o ciclo torna-se ainda mais doloroso na hora de dormir.

dor nas costas ao acordar

Como aliviar dor nas costas a noite

Aqui estão algumas soluções para o ciclo vicioso das dores nas costas enquanto você dorme. E se você ainda não tem dores nas costas, estas dicas o ajudarão a evitá-las.

Use um bom colchão e travesseiro

Como já mencionamos, a primeira causa das dores nas costas durante o sono é o uso do equipamento errado enquanto descansa, seja um colchão ou um travesseiro ou ambos ao mesmo tempo.

O colchão deve ser firme, mas não muito firme ou muito macio, pois deve suportar nosso peso e adaptar-se à nossa figura sem ser excessivamente deformado. Também deve ser completamente plana, sem deformações, depressões ou inchaços que possam afetar nossa postura.

O travesseiro não deve ser muito alto ou muito fino. Também deve ser forte o suficiente para apoiar a cabeça sem afundar, mas não deve ser difícil. Desta forma, ele preencherá o espaço entre sua cabeça e o colchão que é criado pela altura de seus ombros.

Melhore sua postura ao dormir

dor nas costas noturna

Como em todas as formas de dor nas costas, a postura desempenha um papel extremamente importante, uma vez que a má postura exerce uma tensão sobre os músculos. Quando se trata de posição propensa, pode ser a posição das pernas, o fato de que o peito é esmagado, a curvatura do pescoço e muitos outros fatores.

Portanto, há algumas maneiras de dormir que são mais benéficas do que outras. O primeiro e melhor exemplo é dormir na posição fetal, onde as costas permanecem naturalmente arqueadas sem puxar o peito e com o pescoço reto.

Você também pode dormir de costas, para quem achar mais confortável, mas tenha cuidado para não inclinar a cabeça ou virá-la para o lado. Também é recomendado colocar uma almofada atrás dos joelhos para colocar os quadris em uma posição mais confortável e não esticar demais a articulação.

Não leve dispositivos tecnológicos para a cama

Um dos maiores erros que a maioria de nós comete é levar nossos smartphones para a cama e passar muito tempo verificando as mídias sociais antes de dormir.

Isto não é nada recomendado, pois esta prática promove uma má postura ao tentar encontrar uma posição onde se possa olhar para a tela do aparelho “confortavelmente”.

Confira se corretor postural funciona?

Faça exercícios físicos

Muitos problemas de coluna são devidos a fraqueza muscular ou falta de flexibilidade, o que leva a esforços desnecessários. Além disso, nossos músculos ficam freqüentemente entorpecidos e com cãibras quando nos levantamos. Portanto, uma excelente solução para esta dor é fazer exercícios durante o dia para fortalecer os músculos e alongar após o despertar para liberar a tensão nos músculos e aumentar a flexibilidade do corpo.

Dormir deve ser a hora mais agradável do dia. Portanto, se você tem dor, não a ignore e não se torture; encontre a causa da dor e tome medidas para aliviar e eliminar completamente a dor, para que você possa descansar pacificamente.

Veja corretores de postura que podem ajudar com as dores nas costas durante o sono